Visite minha loja no Solidarium

Coruj'arts

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Pequenas considerações sobre o egoísmo

Segundo o dicionário Aurélio, Egoísmo é o amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios. Tendo essa definição por base, somada às experiências que já tive, com as coisas que já vi e ouvi sobre, escrevi esse poema que segue. Aquele que se apega demasiadamente a si mesmo, vai afundado em seu próprio mundo sem mesmo perceber. O egoísta nunca tem tempo para nada nem para ninguém; todo o tempo do mundo é seu e com ele vai cultuando sua própria essência. O egoísta é quase sempre mesquinho; nunca um egoísta dividiu seu pão com quem mais necessitava, não que eu saiba! Longe de mim, querer redefinir o conceito do que seja um egoísta; aqui expresso somente o que pensei e refleti sobre, para poder assim "introduzir" o poema de hoje.


Egonaufrágio


Mergulhando a fundo nos sentimentos
Afogo-me em lembranças que como visgo
Envolvem meu corpo e levam-no
Cada vez mais ao fundo
A imensidão deste profundo oceano
Encanta, como encanta a canção
Das ondas esbarrando umas nas outras
Mas, ao mesmo tempo, impõe medo
Porque o mesmo poço de sentimentos
Serve de recipiente para o esquecimento
Este doloroso ser que fere a carne
E aprisiona a alma em seu mundo obscuro
Tento libertar-me como fera que
Com força total luta pela sua liberdade
Mas tudo em vão...
Os visgos são mais fortes que correntes
Pois são alimentados pelo ódio
Cansado, entrego-me ao meu egoísmo
Por não saber reconhecer o amor
Na mão amiga que me foi estendida
E que em vão tentou ajudar-me
Não reconhecer o outro como um porto
Favorável ao desembarque
Enfim, por não ter reconhecido
O verdadeiro valor da vida
Enquanto procurava por uma
Medíocre e maldida identidade
Que agora não valeria minha própria
LIBERDADE!


Silvio Luiz

Um comentário:

silvestre disse...

Silvio
O que você diz é certo, o egoísmo deixa para estar en meu quando o ego acontece a um menor coloque, quando deixar para ter a importância e meu Vista presta atenção ao outro. Fraterno abraço! Pardons meu mal português

Tradutor - Translate

Visite-os também e surpreenda-se!