quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Campanha da Fraternidade 2009


Na quarta-feira de cinzas, inicia-se para toda a Igreja Católica, o tempo da quaresma: um tempo de reflexão e vivência mais aprofundada do evangelho, e desde 1964, (neste tempo) a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) apresenta a Campanha da Fraternidade, que já discutiu vários temas voltados para a área social.
E neste ano não é diferente: a CF 2009 trata da segurança pública. Segue a apresentação do texto base:

“Este ano, a Campanha da Fraternidade apresenta-nos como tema “Fraternidade e segurança pública” e como lema: “A paz é fruto da Justiça (Is 32, 17)”. A CNBB pretende, com esta Campanha, debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar na criação de condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa sociedade por meio da promoção de uma cultura da paz, fundamentada na justiça social.

Diariamente, chegam de todos os cantos do país notícias de injustiças e violências as mais diversas. Nossa sociedade se torna cada vez mais insegura, e a convivência entre as pessoas é cada vez mais difícil e delicada. A CNBB quer contribuir para que esse processo seja revertido através da força transformadora do Evangelho. Todos somos convidados a uma profunda conversão, e a assumir as atitudes e opções de Jesus, únicos valores capazes de garantir, de verdade, a eficaz construção de uma sociedade mais justa e solidária e, conseqüentemente, mais segura.”

- CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade 2009: Texto Base. Brasília, Edições CNBB, 2008. p.13.

Visto isso, temos o nosso compromisso de ajudar no que for possível para que a Segurança Pública seja um bem de todos nós, para que a paz que é o fruto da justiça (Is. 32, 17), seja plantada em nosso meio.
Por isso, independente do seu credo religioso, convido-os a refletir sobre o tema, e tentar procurar formas e gestos concretos seja na sua região, na sua cidade, no seu bairro ou mesmo em sua comunidade, de fazer com que a paz seja construída!
A paz e a justiça são bens que nos pertence e, portanto, devemos por eles lutar!
Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Tradutor - Translate

Visite-os também e surpreenda-se!