Visite minha loja no Solidarium

Coruj'arts

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Homo sapiens x Ego

Olá pessoas. Cá estou para responder à pergunta correspondente à segunda regra do Prêmio Lemniscata.
Não chega a ser a resposta, mas sim uma indagação pobre, ante a situação atual da nossa humanidade ou sei lá... vejam por vocês mesmos!



A mesquinhez, a falta de bom senso, a falsidade e tantos outros sentimentos negativos são frutos do coração humano. Nossa sociedade (des)organizada produziu seres capazes de passar por cima de outros para “contar vantagem” sobre si mesmos. Erguemos altares em todos os cantos para saudar, venerar e adorar nosso Ego.
Como pode o homem sábio (homo sapiens), um ser dotado de inteligência, capaz de organizar suas idéias e desempenhar tarefas complexas que outros animais não seriam capazes, anular o outro para ser exaltado e celebrado entre outros? O ego na maioria das vezes fala mais alto!
O homem sábio vivendo em sociedade criou regras, parâmetros, modelos de vida, e vemos hoje, que mesmo com tanta inteligência, não é capaz de encontrar soluções para os problemas que vivenciamos: pobreza, violência, falta de ética e tantas outras coisas ruins que vemos todos os dias por onde passamos.
Caminhamos assim para a auto-destruição ou para uma nova evolução da espécie (se é que isso é possível)?
Só o tempo será capaz de dizer, mesmo que não fale!

E enquanto isso não acontece, permaneço aqui na blogosfera, inundando-a com meus parcos pensamentos.

4 comentários:

Davi Machado disse...

É amigo Sílvio...
Homem sábio? será mesmo? será mesmo que ser sábio e ser o que nós somos?

Bom texto e pensamento! Vemos que a humanidade caminha em largos passos ao abismo, todos podem ver, mas os passos continuam fielmente à indiferença!
Sempre haverá esperança! sei que sim...

abraço!!!

Suellem Boton disse...

Temos tanto potencial, mas não o usamos.
Não sei se você já assistiu ao filme Constatinem, se não viu assista.
Nele o anjo Gabriel está prestes a libertar o filho do Diabo para trazer o caos a terra, fazendo assim com que a nobreza humana renasça.
Segundo o anjo Gabriel nós só nos mostramos solidários quando estamos em situações extremas (qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.. rsrs) em que o caos, o choro e os gritos de desespero estejam reinando.
Só precisamos acordar, pois apresar de não termos gritos desesperados por toda parte, estamos à beira do colapso total!

Beijo Beijo!!

Anselmo disse...

Sábios são aqueles que em meio a tantas trevas conseguem ter a esperança de que a fraternidade e o amor renascerão no coração da humanidade, não podemos deixar de sonhar com um mundo possível!
Se cada homem e cada mulher compreendessem a capacidade que o humano tem de construir na caridade, o mundo seria diferente.
Silvio, nós precisamos acreditar, pois o mundo precisa de pessoas que acreditem que a solução está em nossas mãos...

Silvio Luiz disse...

Pois é Davi, às vezes também me pergunto se é sábio mesmo! E quanto à esperança eu também acredito nisso!

Suellem, eu assisti sim ao filme! É mesmo! Me lembro das palavras de Gabriel, porque solidariedade somente nesses momentos? O que mais trágico precisa acontecer para que abramos os nossos olhos?

Anselmo, eu acredito que a solução está à nossa frente, mas o que desanima é saber que mesmo assim, a humanidade não enxerga!

Tradutor - Translate

Visite-os também e surpreenda-se!